Wyatt Earp

“ Breve crónica resumida, sobre uma das grandes lendas do Oeste Americano do Sec. XIX ”

3.1-WyattEarp

Wyatt Earp

Wyatt Berry Stapp Earp, faz parte dos vultos reais que se tornaram lendários pelos seus feitos na História do Velho Oeste americano, inspirando numerosos Westerns.
Nasceu em Monmouth, Illinois, em 19 de Março de 1848. Em 1864 mudou-se com os seus pais para Colton, Califórnia perto de San Bernardino, onde foi empregado nos caminhos de ferro. Wyatt regressou ao leste e casou-se em 1870, mas com a morte repentina da sua esposa, voltou ao território selvagem e trabalhou como caçador do búfalos e guia de diligências.
Em 1875 chegou a Wichita, onde se juntou às forças policiais. Em 1876, muda-se para Dodge Citty, Kansas onde se transformou em negociante, xerife e homem de negícios ( era dono de um saloon). Foi também aqui que conheceu Bat Masterson e Doc Holliday, e criou a sua reputação como um xerife e jogador notável.
Saindo de Dodge Citty com a sua segunda esposa em 1878, Wyatt viajou para o Novo México e Califórnia, trabalhando durante algum tempo como um agente da Fargo. Em 1879 junta-se aos seus irmãos e esposas na cidade exploradora de prata, Tombstone, no Arizona.
Wyatt planeou estabelecer-se na cidade e adquiriu a concessão do salão de jogos Oriental. O seu irmão Virgil transformou-se em xerife da cidade, enquanto Morgan se tornou seu auxiliar. Foi aqui que Wyatt conheceu a sua terceira esposa Josie.
Em 26 de Outubro de 1881, numa disputa entre os irmãos Earp e o grupo conduzido por Ike Clanton culminou no tiroteio mais comemorado do Velho Oeste “ O Tiroteio no OK Curral “. Três do grupo de Clanton morreram, Ike e um outro membro ferido conseguiram escapar. Os três irmãos Earp “ Virgil, Wyatt e Morgan “ juntos com o Doc Holliday sobreviveram. Morgan e Virgil ficaram feridos, e Virgil deixou de ser xerife devido à sua participação no tiroteio, e consequentemente nos homicídios.
Em março de 1882 Morgan Earp foi assassinado por desconhecidos. Wyatt, com seu irmão Warren e alguns amigos, perseguiram os suspeitos do assassinato durante algumas semanas e a vingança resultou em mais quatro mortos.
Após ter sido acusado destes assassinatos, Wyatt e a esposa Josie fugiram do Arizona para o Colorado. Acamparam em explorações mineiras nos anos seguintes. Estiveram em Coeur d ‘ Alene, Idaho e em 1886, estabeleceram-se momentaneamente em San Diego, onde Wyatt investiu em propriedades e casas de jogo.
Em 1897 Wyatt e Josie dirigem-se para “Alaskan Gold Rush to Nome”, Alaska onde abriram o maior salão da cidade durante a corrida ao ouro no Alaska. Regressaram em 1901 com uns estimados $80.000 dólares e dirigiram-se imediatamente para as explorações de ouro em Tonopah, Nevada, onde abriram outro saloon, dedicando-se novamente às actividades de saloon, jogo e exploração mineira.
Depois disso, Wyatt fez prospecção e reivindicou para exploração mineira uma parte do Deserto do Mojave e do Vale da Morte. Em 1906 descobriu diversas jazidas que continham ouro e cobre perto de Vidal, Califórnia no rio de Colorado que portagonizaram numerosas reivindicações e manifestações, na base das montanhas de Whipple.
Ficou famoso pela sua célebre frase: “Eu sou a lei e por isso fica assim”.
Morreu em 1929 aos 80 anos de idade.

3.3-WyattEarp

Ensinamento que tiro desta história de vida:

“Dedicação, Persistência, Liderança, Lealdade e Diversão são algumas das muitas condições que apesar de tudo nos permitem viver mais …“
Fim
Reescrito por,
MC

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *