Billy The Kid

“ Breve crónica resumida, sobre uma das grandes lendas do Oeste Americano do Sec. XIX ”
BTKid-1

Billy The Kid

Embora ainda existam algumas dúvidas, acredita-se que Billy The Kid tenha nascido em Manhattan, Nova Iorque, em 23 de Novembro de 1859 com o nome de Henry McCarty.
Perdeu o pai ainda cedo e mudou-se com a mãe (Catherine) e o irmão para Indiana. Lá, Catherine casa-se novamente com Bill Antrim.
Mudam-se novamente, primeiro para Wichita (Kansas), depois para Santa Fé e finalmente Silver City (Novo México). Onde sua mãe adoece e morre. Henry, ou Billy tinha então 14 anos. Em Silver City é preso com um amigo seu, George Shaffer, numa lavandaria acusado de roubar roupas. Mas foge da prisão e vagueia pelo deserto americano e mexicano dedicando-se ao roubos de cavalos.
Aos 17 anos, no Arizona, comete o seu primeiro homicídio, matando Frank P. Cahill. Um ferreiro tido como zaragateiro, que costumava provocar e ofender Billy. Conta-se que após uma discussão entre os dois num bar, Cahill atacou Billy, e derrubou-o no chão, quando o pequeno Billy sacou o seu revólver, deu um tiro no abdômen de Cahill, matando-o. Para escapar das autoridades, foge para o Novo México e continua ali os furtos de cavalos e mimo às mulheres mexicanas, com quem adquire boa popularidade. No inverno de 1877, Billy começa a trabalhar com Frank e George Coe no rancho destes, tornando-se grande amigo dos dois. Por intermédio de Richard Brewer, Henry (Billy) começa a trabalhar para John Tunstall, próspero rancheiro e homem de negócios
Em 1878 numa disputa comercial entre Tunstall e seu rival de negócios, James J. Dolan, Jonh Tunstall é assassinado. Alexander McSween, seu advogado e sócio, consegue que Billy e os outros homens de Tunstall sejam nomeados delegados da justiça pelo juiz de paz John Wilson. Batizados como “Os Reguladores de Lincoln”, o grupo liderado por Richard Brewer, vai em busca dos culpados pela morte do rancheiro. Na busca, alguns dos procurados são mortos pelo grupo. No entanto os seus rivais, politicamente mais poderosos, conseguem que o corrupto governador Samuel B. Axtell revogue os mandados de Billy e dos outros, passando-os a condição de foras-da-lei.
A 1 de abril, o grupo dos Reguladores formado por Jim French, Frank McNab, John Middleton, Fred Waite, Henry Brown e o próprio Billy, emboscaram e mataram o Xerife William J. Brady e seu delegado George W. Hindman na rua principal de Lincoln. Durante o tiroteio, Billy foi ferido por um tiro na perna. Brady, notável aliado de James Dolan, era suspeito de ser um dos mandantes do assassinato de Tunstall. Billy foi um dos participantes do tiroteio em Blazer’s Mill. Foi ferido no braço por um tiro disparado por Andrew L. “Buckshot” Roberts. Durante o confronto, Richard Brewer, líder dos Reguladores foi morto por Roberts com um tiro no olho direito. Roberts gravemente ferido no estômago, morreu algumas horas depois.
O conflito continuaria por mais alguns meses, quando os “Reguladores” são finalmente dispersados depois do cerco a casa de Alexander McSween (sócio de Tunstall) durante a Batalha de Lincoln. Durante o episódio, Billy e alguns de seus companheiros são encurralados na casa de Alex McSween. Liderados pelo próprio Billy, os ocupantes da casa começam a fuga pelo portão lateral da propriedade após a mesma ser incendiada pelos homens de Dolan. Sob uma intensa saraivada de tiros, alguns membros do grupo conseguem fugir pela escuridão do rio atrás da casa (incluindo Billy). No entanto, Alexander McSween e mais dois Reguladores são mortos.
Depois do fim do conflito, os reguladores restantes fugiram de Lincoln e Billy The Kid, Tom O’Folliard e Charlie Bowdre continuaram a roubar gado e cometer pequenos furtos no Novo México. Onde formaram uma bando de ladrões de gado com os novos membros Tom Peckett, Billy Wilson e Dave Rudabaugh.
Em Dezembro de 1880, Billy the Kid e o seu bando chegavam a Fort Summer após o anoitecer para descansar. Lá, o grupo foi emboscado várias vezes por Pat Garrett e seus homens. Na noite de 14 de Julho de 1881, Billy foi morto pessoalmente por Pat Garrett, no quarto onde estava escondido no rancho de um velho amigo, Peter Maxwell, Billy entrava no quarto de Peter, quando percebeu que alguém estava ali escondido atrás de um móvel. Não reconhecendo Pat, Billy perguntou em espanhol “quem é”? Garrett, disparou duas vezes. Um dos tiros acertou o peito de Billy, que morreu pouco depois.
Morreu em 1881 aos 21 anos de idade.

BTKid-2
Ensinamento que tiro desta história de vida:

“Mais uma prova de que o crime, realmente não compensa … morre-se cedo.“
Fim
Reescrito por,
MC

Wyatt Earp

“ Breve crónica resumida, sobre uma das grandes lendas do Oeste Americano do Sec. XIX ”

3.1-WyattEarp

Wyatt Earp

Wyatt Berry Stapp Earp, faz parte dos vultos reais que se tornaram lendários pelos seus feitos na História do Velho Oeste americano, inspirando numerosos Westerns.
Nasceu em Monmouth, Illinois, em 19 de Março de 1848. Em 1864 mudou-se com os seus pais para Colton, Califórnia perto de San Bernardino, onde foi empregado nos caminhos de ferro. Wyatt regressou ao leste e casou-se em 1870, mas com a morte repentina da sua esposa, voltou ao território selvagem e trabalhou como caçador do búfalos e guia de diligências.
Em 1875 chegou a Wichita, onde se juntou às forças policiais. Em 1876, muda-se para Dodge Citty, Kansas onde se transformou em negociante, xerife e homem de negícios ( era dono de um saloon). Foi também aqui que conheceu Bat Masterson e Doc Holliday, e criou a sua reputação como um xerife e jogador notável.
Saindo de Dodge Citty com a sua segunda esposa em 1878, Wyatt viajou para o Novo México e Califórnia, trabalhando durante algum tempo como um agente da Fargo. Em 1879 junta-se aos seus irmãos e esposas na cidade exploradora de prata, Tombstone, no Arizona.
Wyatt planeou estabelecer-se na cidade e adquiriu a concessão do salão de jogos Oriental. O seu irmão Virgil transformou-se em xerife da cidade, enquanto Morgan se tornou seu auxiliar. Foi aqui que Wyatt conheceu a sua terceira esposa Josie.
Em 26 de Outubro de 1881, numa disputa entre os irmãos Earp e o grupo conduzido por Ike Clanton culminou no tiroteio mais comemorado do Velho Oeste “ O Tiroteio no OK Curral “. Três do grupo de Clanton morreram, Ike e um outro membro ferido conseguiram escapar. Os três irmãos Earp “ Virgil, Wyatt e Morgan “ juntos com o Doc Holliday sobreviveram. Morgan e Virgil ficaram feridos, e Virgil deixou de ser xerife devido à sua participação no tiroteio, e consequentemente nos homicídios.
Em março de 1882 Morgan Earp foi assassinado por desconhecidos. Wyatt, com seu irmão Warren e alguns amigos, perseguiram os suspeitos do assassinato durante algumas semanas e a vingança resultou em mais quatro mortos.
Após ter sido acusado destes assassinatos, Wyatt e a esposa Josie fugiram do Arizona para o Colorado. Acamparam em explorações mineiras nos anos seguintes. Estiveram em Coeur d ‘ Alene, Idaho e em 1886, estabeleceram-se momentaneamente em San Diego, onde Wyatt investiu em propriedades e casas de jogo.
Em 1897 Wyatt e Josie dirigem-se para “Alaskan Gold Rush to Nome”, Alaska onde abriram o maior salão da cidade durante a corrida ao ouro no Alaska. Regressaram em 1901 com uns estimados $80.000 dólares e dirigiram-se imediatamente para as explorações de ouro em Tonopah, Nevada, onde abriram outro saloon, dedicando-se novamente às actividades de saloon, jogo e exploração mineira.
Depois disso, Wyatt fez prospecção e reivindicou para exploração mineira uma parte do Deserto do Mojave e do Vale da Morte. Em 1906 descobriu diversas jazidas que continham ouro e cobre perto de Vidal, Califórnia no rio de Colorado que portagonizaram numerosas reivindicações e manifestações, na base das montanhas de Whipple.
Ficou famoso pela sua célebre frase: “Eu sou a lei e por isso fica assim”.
Morreu em 1929 aos 80 anos de idade.

3.3-WyattEarp

Ensinamento que tiro desta história de vida:

“Dedicação, Persistência, Liderança, Lealdade e Diversão são algumas das muitas condições que apesar de tudo nos permitem viver mais …“
Fim
Reescrito por,
MC